Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Begonia brevilobata Irmsch. DD

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 20-08-2012

Criterio:

Avaliador: Julia Caram Sfair

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

B. brevilobata é uma espécie endêmica de São Paulo, mais especificamente da Estação Biológica do Alto da Serra de Paranapiacaba. É uma espécie extremamente rara, com apenas uma coleta feita há quase 100 anos, de maneira que o conhecimento sobre a espécie é muito deficiente e a espécie pode até mesmo estar extinta na natureza. Recomenda-se que novos estudos devem ser feitos nesta unidade de conservação (SNUC) com o objetivo de se encontrar subpopulações remanescentes dessa espécie, bem como o atual estado de conservação de cada uma delas. Dessa maneira, B. brevilobata é considerada "Deficiente de dados" (DD).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Begonia brevilobata Irmsch.;

Família: Begoniaceae

Sinônimos:

  • > Begonia brevilobata var. subtomentosa ;
  • > Begonia brevilobata var. brevilobata ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Descrita originalmente em Bot. Jahrb. Syst. 76: 63 1953.

Distribuição

A espécie ocorre apenas no Estado de São Paulo (Jacques, 2012).

Ecologia

Espécie subarbustiva, terrícola, monóica, floração e frutificação ocorrendo nos meses de janeiro e fevereiro, ocorre em Floresta Ombrófila (Jacques, 2012; Mamede et al., 2012).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes Originalmente o Estado de São Paulo possuía aproximadamente 81,8% (20.450.000 ha) de seu território. Hoje, a Mata Atlântica no Estado representa cerca de 18% da remanescente no Brasil, concentrando-se ao longo do litoral e encostas da Serra do Mar, significando cerca de 8,3% da área do Estado e 83,6% da vegetação nativa ainda existente no Estado. Mesmo em áreas protegidas ocorrem ameaças como invasões de populações marginalizadas (favelização de manguezais e encostas), especulação imobiliária, mineração, extrativismo vegetal clandestino, caça e pesca predatórias, lixões, poluição da água, mar, ar e solo e chuva ácida sendo essas ameaças permanentes à conservação dos remanescentes da Mata Atlântica no Estado de São Paulo (Costa, 1997).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: "Criticamente em perigo" (CR). Lista vermelha da flora de São Paulo (SMA-SP, 2004).

1.2.2.2 National level
Situação: needed
Observações: Mamede et al., (2012) consideraram a espécie como provavelmente extinta na natureza, pois não foi recoletada nos últimos 30 anos.

Referências

- JACQUES, E.L. Begoniaceae in in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <>. Acesso em: 15 Jun 2012.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, SÃO PAULO. SMA-SP. RESOLUçãO SMA N. 48 DE 2004. Lista oficial das espécies da flora do Estado de São Paulo ameaçadas de extinção, Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, 2004.

- MAMEDE, M.C.H.; SILVA, S.J.G.; JACQUES, E.L.; ARENQUE, B.C.WANDERLEY, M.G.L.; MARTINS, S.E.; ROMANINI, R.P.; MELHEM, T.S.; SHEPHERD, G.J.; GIULIETTI, A.M.; PIRANI, J.R.; KIRIZAWA, M.; MELO, M.M.R.F.; CORDEIRO, I.; KINOSHITA, L.S. (EDS). Begoniaceae. São Paulo, SP: Instituto de Botânica, Fapesp, 2012. 73-115 p.

- COSTA, J.B. A reserva da Biosfera da Mata Atlântica no Estado de São Paulo, São Paulo, SP, v.Caderno 5, p.44, 1997.

Como citar

CNCFlora. Begonia brevilobata in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Begonia brevilobata>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 20/08/2012 - 12:48:35